segunda-feira, 11 de abril de 2011

Como tirar o melhor de sua pedaleira.

Olá
Na verdade esse tópico foi tirado do site do cifraclub mais interessa muito aos guitarristas.





É consenso que não existe um som tão puro como o de um amplificador valvulado com uns pedais analógicos. O problema é que muitos querem vários timbres diferentes, e poucos têm capital para ter uns 4 valvulados com uns 20 pedais. É aí que entram as pedaleiras digitais.

As pedaleiras mais completas de hoje, como a Boss GT-8, a PodXT-Live e a Digitech GNX-3000, quando bem reguladas, são capazes de prover um som extremamente convincente, que passa facilmente despercebido e engana muita gente. Entretanto, devido à quantidade de variáveis envolvidas – parâmetros e mais parâmetros –, não é fácil regular um monstro desses. Os mais preguiçosos são os primeiros a jogar a pedaleira de lado e dizer que "pedaleira não presta". Se você quer uma pedaleira, tem que gostar de cutucar.

A partir de observações e experiências próprias e extensa leitura de material nos fóruns especializados, posso dizer que cheguei a algumas conclusões que se aplicam a qualquer pedaleira de grande porte. Ei-las:

1) O som vem dos modeladores de preamp. O preamp é a primeira coisa que deve ser levada em consideração na hora de modelar um efeito, porque ele é o ponto de partida para o som; é o preamp que vai definir a "cara" do timbre. Sempre que for começar um patch, zere todas as outras variáveis – equalizadores, delays, modulações e etc. – e somente então comece a mexer no preamp, antes de qualquer coisa, assim você terá o som "puro" do preamp, conforme ele foi modelado pelo fabricante, seja esse preamp limpo ou distorcido. Primeiro, deixe a equalização do preamp flat, depois escolha um preamp, e só então mexa na sua equalização, geralmente bass, middle, treble e presence. E só depois, bem depois, adicione as firulas.

2) Teste diferentes saídas de som. Se você programa sua pedaleira para o seu amp, é pouco provável que ela soe bem em outro amp. Essa informação é completamente óbvia, mas muitos esquecem na hora de levar seu equipamento pra ensaiar num estúdio ou tocar num show. Em casa, ao regular sua pedaleira, teste o som em todas as saídas possíveis: amplificador, fones de ouvido pequenos/grandes direto na pedaleira, as caixinhas pequenas do computador com a pedaleira ligada na placa de som, fones de ouvido pequenos/grandes no computador, o aparelho toca-discos do seu pai que fica na sala, etc. Quanto mais você souber sobre o comportamento do seu som, mais fácil vai ser criar os patches com uma espécie de "equalização coringa", adaptável à situação onde você vai tocar.

3) Compreenda o fenômeno da acomodação auditiva. Quando estiver ouvindo música, experimente colocar os médios no máximo e os agudos no mínimo. O som ficará terrível, irritante, mas continue ouvindo assim. Passado algum tempo, você vai "esquecer" e o som parecerá bom. Então ajuste os médios e agudos e, surpresa: o som parecerá terrível e irritante de novo! Esse é o fenômeno da "acomodação auditiva", natural do ouvido humano, que tende a se adaptar às freqüências recebidas. Trazendo isso para o universo da regulagem de efeitos, é fácil deduzir que o efeito que você começou a mexer agora vai soar diferente daqui a meia hora (mesmo com a mesma regulagem), o que vai tornar a regulagem do patch irreal. Há vários relatos de sujeitos que regulam o efeito à noite e depois vão dormir, e ao acordar no outro dia, com os ouvidos descansados, o efeito soa diferente do que ele lembrava. Moral da história: descanse os ouvidos de tempos em tempos para atenuar a acomodação auditiva. Lembro de ter lido em algum lugar que o tempo médio para a acomodação de freqüências do ouvido humano é de 45 minutos, em média. Assim, bole uma estratégia onde você possa fazer determinadas experimentações, e regule sua pedaleira de forma inteligente dentro de 45 minutos. Após isso, suas regulagens serão irreais. Então descanse por mais 45 minutos, e depois volte. O difícil vai ser conter a ansiedade!

4) Patches da internet raramente vão funcionar bem. A não ser que o sujeito tenha muita, muita sorte, ou seja pouco exigente. Ao baixar um patch, ouça-o com atenção e compare-o, se possível, com um som gravado pelo autor do patch. É provável que você perceba diferenças, nuances de equalização... ou mesmo que o patch soe como uma completa porcaria. Assim, não pense em ter uma pedaleira porque existem muitos patches na internet. Acostume-se a mexer nos patches que baixar, porque sua guitarra e sua percepção são únicas.

5) Pedaleira recém saída da caixa vai soar ruim. A não ser que o sujeito tenha muita, muita sorte, ou seja pouco exigente. Cada guitarra tem suas características, mesmo guitarras de um mesmo modelo, e soam diferente. A pedaleira deve ser moldada para a sua guitarra. Nunca um fabricante explicou o equipamento que ele usou para programar os efeitos que já vêm de fábrica, que têm a finalidade somente de mostrar a versatilidade da pedaleira, um "insight" do que ela é capaz de fazer. Isso implica num fato desesperador: na hora de testar uma pedaleira na loja, todas podem lhe parecer horríveis. É necessário que o sujeito tenha em mente que regular uma pedaleira parruda é um trabalho demorado e delicado. Os mais exigentes às vezes nunca ficam completamente satisfeitos. Assim, antes de ir testar uma pedaleira na loja, se informe antes do que ela é capaz de fazer, e de como dar umas mexidas rápidas.

6) Entre numa comunidade especializada. Você vai descobrir coisas que jamais imaginou, detalhes que fazem uma diferença enorme. Vai encontrar muita gente frustrada e pensando em vender a pedaleira por não conseguir um bom som (talvez como você?). E vai encontrar uns caras que tiram um som inimaginável, de te deixar de boca aberta. Troque experiências, seja cordial com todos, e compartilhe os patches que você programar. Existem vários casos onde um sujeito disponibiliza um patch, um outro vem e o melhora, e o autor passa a usar essa nova versão melhorada, e melhora mais ainda, e outro vem e... enfim, um ciclo positivo de evolução constante, várias cabeças trabalhando num mesmo patch. A união faz a força.

7) Não existe "a melhor" pedaleira. Claro, referindo-me apenas aos modelos mais parrudos – uma pedaleira de R$ 500 não vai bater uma de R$ 2000. Tendo seus efeitos modelados por diferentes fabricantes que trabalham isolados uns dos outros, cada pedaleira tem sua própria versão de um dado efeito. É como várias pessoas que contam a mesma história: é a mesma história mas cada um conta do seu jeito. Assim, diferentemente do que muitos pensam, a pedaleira X não tem os preamps melhores que a pedaleira Y. Ora, todos os fabricantes sabem que o preamp é o carro-chefe, e eles capricham nesse ponto. Obviamente existem diferenças, uma pedaleira pode soar um pouco melhor que outra sob determinada regulagem... mas a diferença será mínima, desde que ambas estejam bem reguladas. Dessa forma, na hora de escolher uma pedaleira, é fortemente aconselhável que o futuro dono dê uma lida nos manuais e veja a abordagem de cada uma, e escolha a que melhor se adapte ao seu estilo de "enxergar as coisas" – encare a opinião dos outros apenas como sugestões! Cada um tem sua preferência, e a defenderá com unhas e dentes. Pode-se chegar aonde quiser com qualquer pedaleira. Evite discussões tolas sobre "qual é a melhor".

Conclusão:
Sou fã confesso de pedaleiras. Desde que comecei a tocar, elas sempre me encantaram mais do que uma montoeira de analógicos. Assim, fica aqui minha humilde contribuição para os que não têm grana para ter todo o equipamento analógico de que precisariam, e sofrem madrugadas adentro por serem insuportavelmente chatos e perfeccionistas com seus timbres... como eu.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vamos de musica??

Olá

Quando você está num lugar como eu estou que é o Parque Santos Dumont,fica mais prazeroso postar coisas no Blog.Como estou em um lugar de absoluto silêncio e logo ao lado tem o SESC.que neste momento tem uma apresentação musical em que o ritmo é o jazz,quero falar sobre o jazz e a música em geral.
 Sempre que eu saio da escola na sexta eu penso:Agora esta na hora de relaxar um pouco e esquecer a semana agitada que passou.E com o que relaxar???Além dos"parques públicos"(quem quiser saber  o porque da aspas,leiam a "natureza urbana")que é uma ótima opção,tem a música,que do lado do parque!!
 Então vamos de música!!muitas pessoas ainda acham que as novas músicas de hoje são realmente música;Mas não não sabem qual ritmo que influenciou esses novos toques.O jazz,para quem gosta de música do século passado,foi revolucionado através do jazz e blues.Depois foi revolucionado o jazz que trouxe o rock,que trouxe o metal...e por aí vai.
 Eu quero convidá-los para escutarem mais o jazz,blues...músicas primárias.Porque assim você terá uma boa base na música e para seu estilo musical.O jazz está tão desvalorizado que metade dos lugares são ocupados.Isso é triste =/.O SESC tem um projeto chamado ''Casa do jazz''que tenta voltar com o princípio da música.
 È de graça aqui no SESC ás 19h30min todas ás sextas feiras.Depois da escola,trabalho,cursos...venha prestigiar a música cultural.O jazz é muito empolgante quando se sabe tocar,você tem a liberdade que quiser para se expressar.Eu recomendo e é muito bom.

Natureza urbana...

Olá
 Hoje na verdade não tenho nada informativo ou reflexões sobre algo.Hoje venho colocar como o tema principal a natureza urbana.

 Neste momento estou(estava)aqui num parque chamado Santos Dumont,poucos conhecem XD,e aqui mesmo neste parque,é um exemplo para o meu assunto.Acontece que antigamente,segundo meus avós que adoram contar suas histórias passadas e eu que adoro ouvi-las,existiam muitas árvores ,os parques tinham bem próximo a sua casa  e você não precisava ir a um lugar para distrair a mente.
 Isso que meus avós me dizem é uma coisa muita inteiramente e muito triste dizendo hoje.A tristeza está onde eram vários parques e várias crianças brincando e agora tudo isso não passa passa de grandes concretos em forma de prisma.Eu ouvia dizer que as crianças tomavam BANHO no Rio Paraíba(quem me dizia isso era meu ex-professor de estudos sociais,vou postar um post só pra ele ainda pq ele é foda!!)e hoje o máximo que os mesmos fazem é lamentar e fugir do rio.
 Mas veja por um lado positivo,ainda temos parques e praças...mas quando você olha ao seu redor,infelizmente o que você vê são multidões de carros  que passam buzinando os ouvidos de quem quer sossego numa praça pública..antigamente esse nome era dado de"o quintal da minha casa"vamos dizer assim.Hoje se você dizer que isso é seu "quintal",logo tem uns bandos de marginais que vem lhe assaltar ou te roubar ouvindo isso.Por que o ser humano não é mais racional infelizmente.Muitas vezes eu compreendo essas pessoas que fumam ou que usam drogas(por favor,eu não uso nada disso!!!).Essas pessoas querem somente fugir um pouco da realidade.Parques hoje são irreais assim como o efeito das drogas.
 Não há nada melhor pra fazer quando são mais ou menos 6 horas da tarde.e você sair para uma praça num dia de semana.Sua mente fica mais mente fica mais aberta e você passa a questionar mais as coisas que hoje é normal para um jovem mais não é normal para um idoso.
 Eu queria realmente,ter nascido na época que meu vô , para eu ver como seria essa diferença de natureza que tínhamos e que agora temos.
 Esse pensamento é muito esquisito mais eu quero ver quando meu neto,bisneto,não importa querer viver minha época e dizer que não aguenta mais "naves"espaciais sobre voando sua janela de casa.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Resumo da filosofia

Olá...
Hoje vou falar um pequeno resumo sobre a filosofia ok?é um, assunto muito interessante acho que vão gostar...


A filosofia deu-se início no século 6 a.C .O princípio da filosofia é o princípio do uso racional.A filosofia por ter um longo registro,ela é dividida em 4 partes:A filosofia antiga,media,moderna e contemporânea.
A filosofia antiga(6 a.C-6d.C)tem como como a principal característica o questionamento do mito e a tese no pensamento racional.Os primeiros filósofos foram:Tales de Mileto e Aristóteles.
A filosofia patrística(1d.C-7d.C)é a filosofia baseada quase totalmente em Cristo.Essas teses eram registradas pelos Padres.
A filosofia medieval(8d.C-14d.C)é a época em que crenças religiosas e conhecimentos históricos entram em conflito.
A filosofia moderna(15d.C-19d.C)é baseadas em transformações,descobertas religiosas e econômicas...que ocorreram na Europa em que é questionável ,por exemplo,o Teocentrismo etc.
A filosofia contemporânea(20-...)procura um novo fundamento para o mundo.O pensamentocontemporaneo visa destacar a nossa forma de viver e também a visão em criticar o Cristianismo medieval e a ciência