quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Porto Rico através da Comida



Algumas pessoas já me perguntaram sobre os hábitos alimentares de Porto Rico, e me toquei que nunca fiz um post sobre os pratos típicos daqui e os hábitos da população. Em breve estarei me mudando daqui então achei que antes de ir deveria falar sobre isso (mesmo que Porto Rico sempre faça parte de minha vida, por conta do Luis).

Como todo latino o porto riquenho tem como dieta básica arroz, feijão, uma carne ou massa e algum vegetal. Isso é o básico do almoço e jantar porto riquenho. A influência de seu "dono", os EUA, no entanto, já é grande e percebo que no café da manhã as panquecas, cereais e ovos mexidos estão mais frequentes que o pão com manteiga e café com leite. Mas isso vai de família a família e principalmente a idade (os jovens tendem aos produtos americanos e os mais velhos ficam no pãozinho).

A comida típica daqui se chama comida criolla, e é uma mistura das cozinhas espanhola, taína (índio nativo daqui) e africana (trazido pelos escravos, como no Brasil). A influência taína está presente nas raízes que por aqui se comem (yautía, mandioca, apio, etc), no uso de frutas nativas, principalmente o plátano (uma espécie de banana) e no tempero principal, o sofrito: uma mistura de coentro, salsinha, cebolinha, alho, cebola, pimenta biquinho, tomate, pimentão e principalmente o recao, ou culantro (da família do coentro, só que mais forte). O sofrito é usado em praticamente todos os molhos e cozidos, o que dá o sabor clássico porto riquenho, que pra mim é o mesmo que dizer que tudo tem gosto de coentro (motivo pelo qual eu não sou fã da comida típica daqui). A influência espanhola está nas mariscadas, feijões, o uso de açafrão, etc. E por fim, a influência africana, presente nos feijões cozidos com partes do porco (como fazemos no Brasil).

Os pratos mais típicos daqui são os seguintes:

Alcapurrias - é um bolinho feito de massa de yautía e plátano, recheado com carne e frito. Infelizmente, o sabor não é o mesmo de um bolinho de aipim brasileiro, porque essa massa não é gostosa como a de aipim, e claro, o recheio é coentro puro.



Arroz com Pollo - é a galinhada com sabor de Porto Rico, com muito sofrito, ervilhas e azeitonas verdes. Eu faço sem o coentro e acho uma delícia.



Bacalaítos - é a versão local do bolinho de bacalhau. Só que aqui, o bacalhau é seco e desfiado, e misturado com temperos e farinha, depois se acrescenta água e se faz uma massa como a de panquecas. O bacalaíto é frito como um disquinho, e fica todo crocante. É tão típico que se compra a mistura pronta no supermecado, é só acrescentar água e fritar.



Mofongo - esse é um dos carros chefes de comida de bar ou beira de estrada. É plátano ou mandioca frita, alho, azeite e torresmo, socado até virar uma massa. Depois o mofongo é amassado num bolinho, muitas vezes recheado e coberto com caldo de carne ou frango. Pessoalmente eu não gosto nem muito da cara do negócio. É pesado, uma bolota de massa, sei lá, não gosto.

Tostones - É o plátano verde frito em cubos, amassado e frito de novo. É o equivalente a batata frita por aqui, e até que é gostosinho, mas eu sempre como um ou dois e acho enjoativo depois.


Arroz con gandules - em toda festa, o arroz con gandules substitui o arroz branco. Esse arroz é feito com açafrão, presunto, bacon, pedacinhos de carne de porco, o grão guandú (quase nunca visto no Brasil, o guandú é muito utilizado aqui), molho de tomate e azeitonas ou alcaparras. Costuma ser servido nas festas com um pernil assado.


Pasteles - é típico no Natal, e é horrível! É uma massa de, adivinhem, plátano e temperos, recheada com carne, galinha, ou frutos do mar, e então envolta numa folha de banana e cozida em muita água. É sério, esse prato é o mais típico, e não é todo mundo que gosta. Eu detesto e ainda bem que o Luis também detesta pois nunca vou ter que aprender pra cozinhar pra ele. rsrsrsrsrsr


Ah! Vale dizer que pastel também é típico daqui, e se chama empanadilla, e minha sogra faz um de carne com queijo pra se comer de joelhos!

O feijão de todo dia aqui é o feijão rim (um graúdo, bem vermelho), cozido com sofrito, molho de tomate, pimentões, toucinho e muitas vezes abóbora em cubos. E isso é o básico.

As sobremeas típicas daqui incluem flan de baunilha, arroz doce, pudim de pão e os quesitos, massas folhadas recheadas com uma mistura adocicada de cream cheese (costuma ser ou só queijo, ovos, baunilha no recheio, ou o queijo misturado com goiabada), glaçadas e assadas até ficar sequinho, e por fim cobertas de açúcar de confeiteiro. É o doce que todo mundo mais gosta, e é realmente uma delícia. Aliás, o que minha sogra faz é perfeito!


Há outros pratos, mas acho que esses são os principais que vejo por aí. Vale dizer que o uso de plátano é extensivo, está presente em praticamente todo prato típico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário