terça-feira, 4 de abril de 2017

Educação nas sociedades antigas e medievais (resumo)

Ola...
Na verdade esse texto foi feito por uma tarefa da faculdade onde o assunto é a educação nas sociedades antigas e medievais.



A educação na Grécia eram ensinadas de adultos para as crianças com o objetivo de integrá-las à sua comunidade e lhes transmitir a sua cultura. A sociedade era arcaica do tipo feudal onde tinha um rei e guerreiros aristocratas. Os camponeses pagavam tributos aos nobres. O método de ensino primário ensinava a leitura do alfabeto, escrita e cômputo. O ensino secundário era baseado na arte, como aprender tocar um instrumento. desenhar, cantar em coral etc. A Grécia após um tempo começou a se tornar "democrática" (apenas homens gregos e considerados homens livres). E também aumentou a formação de comércios, trocas e valores. Expansões de terras, exaltação de virtudes guerreiras enfatizando a coragem e competição. Com essas novas mudanças do povo grego, também houve mudanças no modelo de cultura, baseando-se no racionalismo e no humanismo.

A idade media deu seu marco inicial após a queda do império romano e a implantação do sistema feudal. Na idade média a igreja era o poder mais forte e o cristianismo a religião mais importante. Por isso, a educação começou a ser por conta das igrejas católicas. Todas as classes tinham o direito de aprender o cristianismo, desde nobres até pobres escravos. O método de ensino era a memorização com castigos físicos para correções e deficiências na aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário