terça-feira, 7 de agosto de 2012

A nova cultura musical


Olá...
Depois de um bom tempo sem postar por aqui, há algum tempo surgiu um assunto que me chamou muito a atenção. Todos nós sabemos que a nossa geração está em uma fase de várias transformações e logo a começo lanço uma questão: será que a nossa geração está vivendo uma cultura digna igual à de séculos passados? Ou será que isso é uma falta de conhecimento sobre cultura?
 Muitas vezes ouço falar mal de músicas da atualidade, que já não existe certo gosto para a arte em geral. Mas acredito que a arte está se desvalorizando porque já não se encaixam nos costumes dessa nova sociedade. Quem sabe este novo povo não está criando uma ‘‘uma nova arte’’? Exemplo, a economia medieval era muito exploradora do serviço braçal do homem ,por isso, grandes invenções eram criadas artesanalmente. Hoje máquinas substituem o homem e já não existem muito artesãos. Porque não seria arte uma construção de um carro ,por exemplo, ou o robô que o homem construiu para fazer o carro. Isso não seria um tipo de arte contemporânea?
Devemos nos adaptar com essa nova maneira de vida, sim. O grande problema é que as pessoas esquecem-se da base dessa cultura nova e assim, desvalorizam a arte antiga. Um exemplo que me deixa muito triste é o fato de não estudarem mais a música. Para se criar uma boa melodia, no mínimo um bom conhecimento do seu passado, porque todos estes gêneros que existem hoje, teve inspiração em algum estilo musical de séculos passados. Não podemos inventar qualquer tipo de ritmo e ir cantando qualquer coisa por cima.
Quer dizer que a música de hoje não está melhor? Não, ela está ainda boa, mas os tempos mudaram, criaram uma nova maneira de compor, de se inspirar com os fatos dessa nova sociedade. As ideias mudaram. Eu ainda creio que as musicas do século passado eram tocadas com mais feeling e emoção do que a atual musica contemporânea. Eu acredito que as músicas de hoje é a nova cultura, infelizmente. Existem muitos recursos para se fazer musica boa, então é só ter um bom conhecimento sobre a história da musica e criar coisas novas. Assim eu honraria a nova musica. Valeu!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário